quinta-feira, 24 de setembro de 2009

7º Encontro: A Tessitura nos textos

Analisamos nesta oficina ( 20/08/09) os seguintes objetivos:

· Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.
· Verificar como se constrói a coerência nos textos.
· Analisar mecanismos de coesão referencial e seqüencial.

Entreguei aos Cursistas o texto “ Uma história sem pé nem cabeça” para retornarmos ao assunto “COERÊNCIA TEXTUAL”.
Observamos que uma das pistas que colaboraram para a ordenação dos fatos foi a pontuação.
A pontuação sendo um dos principais recursos de estilo, ajudou-nos a tornar o texto compreensivo.
Observou-se que no texto não existia quase conectivos, logo lembramos do que nos diz Koch e Travaglia no livro : “ A coerência textual”. Segundo os autores: “A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto”.
Depois deste momento de discussão, fomos analisar uma ficha que havia preparado com alguns ENIGMAS. Era mais uma forma de analisarmos o fator da coerência em textos não-verbais.
Vimos através de slides textos produzidos por alunos onde refletimos sobre coerência X incoerência, assim como o trabalho da Prof. Patrícia Vieira Gomes.
Fizemos uma nova dinâmica: entreguei a quatro Cursistas um cartaz e cada um continha uma foto de uma pessoa famosa para que os mesmos incorporassem esta personagem, destacando suas atitudes, características físicas e psicológicas. Os demais Cursistas fariam perguntas e através das respostas verificaríamos quem era quem e mais uma vez estudaríamos o processo de coerência através das pistas veiculadas pela linguagem oral.
Nosso último momento foi com o texto de Rubem Alves “Os urubus e sabiás” que faz parte da obra De Ingedore Koch “Coesão textual”.
Digitei o texto com as perguntas que tratam dos mecanismos de coesão gramatical e semântico para que pudesse ser utilizado também pelos alunos.
Discutimos as respostas e logo depois entreguei a xérox deste capítulo para aprofundarmos o nosso estudo.
Acredito ter sido um encontro bastante produtivo, pois são através destes momentos que estamos nos dando a oportunidade de enriquecermos a nossa prática pedagógica, assim como estudarmos juntos e refletirmos sobre nossas atividades. O nosso grupo é bastante harmonioso e sempre estamos trocando conhecimento através das nossas falas e de materiais diversos como : slides, filmes, textos interessantes ....Sentimos saudades e falta quando um não pode ir ao encontro. Nosso tempo como profissional da área da Educação é curto, porém nestes momentos esquecemos um pouco todas as controvérsias do nosso dia a dia e nos deleitamos com o prazer de estarmos juntos e atuarmos na mesma área.

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