quarta-feira, 22 de abril de 2009






REGISTRO REFLEXIVO

Participar do GESTAR II tem sido uma experiência ímpar, pois além de termos oportunidade de atualizarmos o nosso conhecimento é também um momento de troca de opiniões e de vivência em sala de aula; e o mais importante: SUGESTÕES para tornarmos nossas aulas mais atrativas e desafiadoras.
Parabenizo a contribuição da professora Izabel Ferreira. Primeiro, como ela soube conduzir o grupo, pois não é fácil está no universo de professores do mesmo estado mas de regiões diferentes. Como diz Maria Antonieta Cunha “a língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete também o mundo” e ali estávamos, refletindo a diversidade cultural de cada região. Afinal, através da fala de cada formador percebíamos o que estava ou não sendo feito em sua região em prol da Educação- os projetos de trabalhos que estavam sendo realizados em sala de aula; os problemas enfrentados no que diz respeito à questão do ensino-aprendizagem e por fim, a intervenção deste projeto Gestar II como uma re-significação do nosso trabalho , de modo que possamos estar abertos para os múltiplos desafios em relação a implementação do mesmo. Digo isto porque sou de Recife e fazia anos que não tínhamos algum tipo de capacitação, imagine um projeto no qual envolve várias instâncias.
Segundo, acredito que a professora Izabel deixou muito claro um dos principais dilema do professor de Língua Portuguesa : o trabalho com a gramática textual e reflexiva na qual a Análise lingüística é a ferramenta básica para a leitura, a oralidade e a produção textual.
Terceiro, achei inovadora a forma como a nossa formadora trabalhou com o material didático “ os TPs” objetivando à análise, discussão e reflexão das nossas práticas pedagógicas , sendo enriquecidas com material de áudio e vídeo. Isto foi fundamental para a construção dos trabalhos realizados, pois verificamos o grande crescimento do grupo. E não foi à toa que no último encontro já existia uma comunhão e uma harmonia entre os membros da sala.
Logo, espero ansiosa para o próximo encontro. Observei que preciso aprender bastante, porém estou aberta para esta tarefa e estou buscando reavaliar e redirecionar os meus conhecimentos para melhor desempenhar o papel de “FORMADORA”. Na verdade, não acredito que irei “FORMAR” ninguém, e sim construir com os meus futuros colegas novas práticas e projetos e que estes sejam compensadores e agradáveis para avançarmos na conquista efetiva da eqüidade em EDUCAÇÃO.


Izabel, parabéns pelo seu trabalho!!!!
Um grande abraço e até à próxima.
Myriam Tereza

“Dizer que somos seres falantes significa dizer que temos e somos linguagem, que ela é uma criação humana (uma instituição sociocultural), ao mesmo tempo que nos cria como humanos (seres sociais e culturais). A linguagem é nossa via de acesso ao mundo e ao pensamento(....). Ter experiência da linguagem é ter uma experiência espantosa: emitimos e ouvimos sons, escrevemos e lemos letras, mas, sem que saibamos como, experimentamos sentidos, significados, significações, emoções, desejos, idéias.”
Marilena Chauí.

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