quarta-feira, 22 de abril de 2009


MEU PRIMEIRO ENCONTRO
OLHA O FRIOZINHO NA BARRIGA!

Nosso encontro aconteceu na Escola Martins Júnior, a escola que leciono.
Minha turma foi um presente de Deus. Amei todos, comecei me apresentando, falando um pouco do GESTAR II e pedindo depois para que os mesmos se apresentassem pontuando três marcos profissionais. Alguns se viram na fala do outro e foi um momento de muito aconchego.
Depois, de todos se apresentarem eu retomei a fala, pedindo desculpas por não estar naquela circunstância com os TP’s, pois houve um problema na GRE daqui, mas mesmo assim, dei continuidade ao meu trabalho.
Como havíamos planejado uma coisa e de última hora, surgiu outra, refiz à aula um dia antes. Já que o TP's falam sobre gêneros e tipos textuais, comecei com um dos gêneros textuais: o slogan.
Apresentei o meu slogan: “Myriam, aquela que veio para trocar e construir”. Discutimos sobre o conceito de slogan, quem são os interlocutores deste tipo de texto, em que meio circulam as diferentes mídias...
Destacando, temos uma colega Denise Teixeira que terminou o mestrado em Análises Lingüísticas, a orientadora dela foi Elizabeth Marcuschi, (a mulher do grande Linguista). Contribuirá bastante nos nossos encontros.
Em seguida, pedi para cada um se apresentar através de um slogan. Logo que todos se apresentaram (vale ressaltar que slogan tinha de ter características dos mesmos) pedi para que os mesmos anotassem num papel. Em um momento posterior, dei uma lista de 30 slogans para que eles identificassem o produto. Discutimos as respostas. Alguns acertaram mais, outros menos, e sem querer estávamos percebendo uma das finalidades do slogan: a interatividade através da memorização.
Pausa para o intervalo, um lanche básico e com sabor de muito carinho, feito pelas minhas colegas da cozinha: Morena e Rosa.
No segundo momento houve uma reflexão e discussão do texto “Gaiolas e asas” de Rubem Alves. Se deixar... Tem alguns colegas como Paulo e Tony que não deixam ninguém mais falar! Que prazer estes momentos nos dão! Teve à fala da colega Luciene Viana que foi muito pertinente quando em um dos momentos de reflexão sobre o texto disse: “Imagine você ( professor) querer ser pássaro dentro de uma escola que é uma gaiola.”
Dividimos depois os grupos e entreguei a cada grupo, um objeto sem utilização para o uso comum ,e fiz com que eles dessem a estes objetos uma nova roupagem, nova vida! Solicitei que eles fizessem uma propaganda para o mesmo e utilizassem o slogan de cada membro do grupo. Cada propaganda iria ter uma mídia diferente.
Ao término das apresentações, coloquei uma propaganda da Metal Singer para reflexão, que tinha muito a ver com o que estávamos propondo, até então.
Está sendo GRATIFICANTEEEEE D+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário