sábado, 17 de outubro de 2009

LIBERDADE É PODER SE EXPRESSAR

O TP-1 tem como objetivo direcionar a reflexão sobre as possibilidades de uso da língua em diferentes contextos sociais, permitindo-nos fazer escolhas adequadas da fala e da escrita, de acordo com as nossas intenções de produção, bem como compreender as escolhas linguísticas dos nossos interlocutores.
A discriminação linguística tem um destaque especial em nossa discussão, pois é pela linguagem que as pessoas se reconhecem e reconhecem os outros na vida pessoal, interpessoal e social.
No primeiro momento comecei fazendo alguns questionamentos:
"Há situações de fala e escrita em que você(professor)se sente/ ou sentiu totalmente despreparado para participar?"
"Quais são ou foram elas?"
"Por que se sente ou sentiu despreparado?"
"Como resolve u resolveu este problema?"
"Enfrenta-o ou abandona a situação?"
Para nossa surpresa, todos já passaram por situações inusitadas. Uma Cursista respondeu que vivenciou esta situação na prova teórica do Mestrado, pois se sentiu insegura com alguns questionamentos e a partir daquele momento começou a enrolar. Ela observou que o problema estava em adequar a fala às expectativas dos interlocutores naquele momento específico e constatou que àquela situação estava sendo totalmente avaliativa, pois através das suas respostas tinha-se uma medida sobre as competências performativas da mesma.
Depois desta discussão lemos o texto de Maria Antonieta Cunha que trata sobre: Variantes linguísticas: dialetos e registros.
Fizemos a leitura de alguns textos do TP-1, Unidade 1 onde discutimos sobre : Variação linguística e Cultura.
Dividi o grupo em quatro e pedi para cada um produzir um texto de acordo com o dialeto sorteado(profissional, etário, regional e deGênero).
Depois das apresentações, lemos o texto de L~edo Ivo que tem como título : "O ferrador de Cavalos"; este nos serviu de pretexto para discutimos os temas: Língua, Cultura e Variações linguísticas.
Coloquei a música do grupo Natiruts que trata do mesmo tema.
Levei para o encontro alguns slides que retratam a cultura Pernambucana e por último damos destaque a seção 2 da Unidade 2 - em que o texto literário foge perfeitamente dos padrões ditados pela norma culta e tem um status especial, uma vez que se utiliza das variantes de determinados grupos sociais como recurso estilístico.
Foi um encontro bastante dinâmico, pois houve MUITAAAAA DISCUSSÃO SOBRE "A LÍNGUA DE EULÁLIA"!!!!

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